quarta-feira, 27 de julho de 2011

Eu , Christiane F. 13 anos, drogada, prostituída .

Sabe aquela sensação de vazio,porque não se tem nada para se ler ? Pois é, eu estava exatamente assim esses dias,então achei esse livro que salvou meu fim de semana. No começo era só pura distração,mas depois eu realmente me interessei de cabeça na história, que se mostrou um grande livro.
Christiane é uma garota que por problemas com seus pais acaba se envolvendo com drogas e mais tarde a prostituição. Teve partes que me chocou,mas eu sinceramente a entende,pode parecer loucura,mas não me sinto no direito de julgar mais esses tipos de pessoas,porque ninguém sabe o que elas passaram para chegar no fundo do poço. Eu tenho vários problemas como o dela,nem por isso me vejo obrigada a procurar refugio na droga,mas tenho que ver que o mundo que vivo hoje é totalmente diferente do que ela vivei, e tb hoje temos muito mais informação e é mais liberal em relação a esses assuntos do que os anos 70.
Achei tb muito fofo o relacionamento dela e Detlef, apesar dos pesares, eu sei que talvez seja isso que a tenha levado aonde chegou,mas eu via um relacionamento de verdade no meio de tudo aquilo, e teve partes mesmo sendo nojenta,que eu vi como uma demostração de amor.
Eu concordo muito com o pensamento dela, não foi por uma futilidade que ela se drogou,como muitos filhinhos de papai de hoje em dia. Ela era uma das poucas que via o que realmente acontece no mundo,essas injustiças que até hoje acontece,e temos que viver como se não existissem.
A história é real, e a Christiane ainda é viva,hj já lá para os seus 53 anos... (Owwn, fiquei meio triste de não está com o Detlef,mas enfim, na vida real não há final feliz).
Tem o filme, que eu queria muitíssimo assistir mas filme antigo sempre só acho em vídeo cassete,mas quem tem vídeo cassete nos dias de hoje?
Mas enfim, Christiane virou um ícone nos anos 80 quando seu livro ficou em primeiro lugar na Alemanha e depois no resto do mundo,tipo ' A Anne Frank que sobreviveu' , como alguns costumam falar, e foi através desse livro que muitos pais tomaram consciência que isso não acontece só com os filhos dos outros,e enquanto você concorda com a sociedade hipócrita isso pode está acontecendo com seu filhos, e você pode muito bem saber no seu inconsciente,e só não querer enxergar ,como a mãe da própria Chris.
Eu recomendo esse livro,porque você nunca se arrepende depois de uma leitura como essa.
Trechos que marcaram ():


- Sobre a minha cama havia um poster que representava a mão de um esqueleto a agarrar uma seringa. Por baixo estava escrito “Isto é o fim. O princípio foi a curiosidade.” - “Um drogado não faz mais do que dar tristezas, preocupações, amarguras e desespero aos parentes e amigos. - (Christiane)
- Uns dias antes, tivera a visita de uma jovem que lhe confessou ser uma drogada e que lhe perguntou o que havia de fazer. 
_ E o senhor que lhe disse? – perguntei-lhe.
_ Que arranjasse uma corda e se enforcasse.
Não havia nada a fazer.” (Conversa de mãe de Christiane com um médico.)



- "...Tive coceiras no corpo todo. Fiquei nua e me cocei com a escova de cabelos. Cocei ate sangrar, principalmente as prenas. Isso nao era surpresa para mim. Eu sabia que os toxicomanos se cocam. Era por ai que eu os reconhecia no Sound. As pernas de Frank estavam em carne viva, nem um pedacinho de pele sa. Ele nao usava escova de cabelo, usava seu canivete." - (Christiane)






Sinopse: Auto-biografia de Christiane F., uma jovem alemã que se envolveu no mundo das drogas e da prostituição. 
O estranho ao ler esse livro é que a gente sempre imagina que essas coisas só aconteçam em países sub-desenvolvidos como o nosso, mas nunca em um país do primeiro mundo ...
A história narra a vida de Christiane, que cresceu em um bairro pobre e dentro de um ambiente violento, graças às surras que levava do pai alcoólatra. Devido a liberdade que sua mãe lhe deu, tentando compensar os terríveis momentos que passou com o pai, acaba cometendo um terrível erro, dando à Christiane uma vida sem regras, o que à leva facilmente para o mundo das drogas. Primeiro as mais leves, depois as mais pesadas, como a heroína. À partir daí, sua vida se torna um inferno, onde começa a se prostituir com apenas 14 anos para sustentar o vício.

0 comentários: