quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

On the Road (Pé na estrada) - Jack Kerouac

Alguém já leu On the Road? Não? Então deveria ler! Sim, claro que não é um romance daqueles de fantasia,e muito menos uma comédia chic lits que correm rápido em nossas mãos. Em compensação esse livro é um ícone da civilização Beat, que para quem não sabe era aquele tempo do cabelo seboso e da calça jeans,ou melhor, época de fujir de casa e ficar chapadão,mas não apenas isso, Beat foi a época que devemos agradecer por tudo que temos hoje. Foi por ela que podemos dar nossa opinião e a literatura cresceu tanto ao ponto de termos esse livre arbítrio de hoje. O livro de Jack Kearouac foi o que fez vários pessoas entrarem nesse movimento e assim procurarem seus direitos. É extremamente fascinante a escrita de Jack Kearouac, é normal não vermos muitas virgulas,dá a impressão que ele fala sem parar,como se o tempo corresse e fosse precioso de mais para se parar. Os personagens são muito reais, eles na verdade foram expirados em pessoas reais e em história reais do próprio autor, e é muito legal ver como isso decorre,principalmente o modo que essa geração pensava e vivia. O que eu mais gostei foi como o autor conseguio descrever os personagens como pessoas machistas e ao mesmo tempo tão sensíveis e apaixonadas pela arte. A história é rica em cultura, e podemos perceber que em cada parte se mostra um pouco do que o mundo de hoje se original.
Escrevendo esses análises me despertou mais ainda a vontade que tenho de assistir o filme que foi gravada por o diretor brasileiro Walter Salles - Siim, ele fez Central do  Brasil, eu amo seu trabalho - e tb com a Kristen Stewart que é uma ótima atriz,independente de crepúsculo (a atuação dela em a natureza selvagem e the runaways é muito maraa *--*) e tirando  que é com o lindo do Tom Sturridget , que eu tenho um penhasco, e Sam Riley como Sal Paradise e Garrett Hedlund como Dean Moriarty, cats ;)
Trecho ():
  "Para mim, pessoas mesmo são os loucos, os que estão loucos para viver, loucos para falar, loucos para serem salvos, que querem tudo ao mesmo tempo agora, aqueles que nunca bocejam e jamais falam chavões, mas queimam, queimam, queimam como fabulosos fogos de artifício explodindo como constelações."



 Sinopse: On the Road é considerado a obra prima de Jack Kerouac, um dos principais expoentes da Geração Beat estadunidense, sendo uma grande influencia para a juventude dos anos 60, que colocavam a mochila nas costas e botavam o pé na estrada. Foi lançado nos Estados Unidos da América, pela primeira, vez em 1957.
Responsável por uma das maiores revoluções do século XX, On the Road escancarou ao mundo o lado divertido da experiência da vida americana, a partir da viagem de dois jovens – Sal Paradise e Dean Moriaty – que atravessaram os Estados Unidos de costa a costa. Acredita-se que Sal Paradise, o personagem principal, seja o próprio Jack Kerouac. Também são encontrados no livro alguns escritores na forma de personagens, como Allen Ginsberg, como Carlo Marx, e William Burroughs, como Old Bull Lee.
É um livro que influenciou a música, do rock ao pop, os hippies e, mais tarde, até o movimento punk.

2 comentários:

O Cercadinho disse...

Interessantes teus posts, escrevo para divulgar o : www.o-cercadinho.blogspot.com Caso queira acompanhar e dar umas risadas,
será um prazer ter nos visitando lá. O que é o Cercadinho? Segue apresentação para te situares. Em cada relacionamento afetivo, os envolvidos ficam restritos a um espaço, O Cercadinho, onde acontecem as interações. Em algumas fases, está cheio de "queridas", mas em outros, quase vazio. O Cercadinho é o resultado das conquistas amorosas, onde cada um preenche à sua maneira e gosto. Pode ter o critério de cotas e uma de cada: loira, morena, mulata, ruiva e/ou japa. Com faixas etárias e tipos variados. Até monogâmico com apenas uma mulher selecionada. Somos cinco homens escrevendo relatos e histórias, sem pretensão literária sobre O Cercadinho. Heitor faz o estilo confuso e rebuscado. Apaixonante e cafajeste, este é Wanderlei. Já Cebola faz o estilo 100% sincero e sem rodeios. Seco, objetivo e um pouco bagual com sentimentos, assim é Iberê. E Marcão, bom, esse é trash total. Entre no nosso Cercadinho e boa leitura.
Iberê

Layla Saluanne disse...

Obrigada :)