quinta-feira, 3 de novembro de 2011

O Jovem Lennon - Jordi Sierra i Fabra

Mais um biografia, e como uma fã dos Beatles eu não poderia deixar de ler,é claro. Essa retrata a vida de John Lennon, dos 14 a 18 anos,então quem pensou que veríamos a parte mais emocionante - que pelo menos para mim seria a saída dele dos Beatles e o relacionamento com a feioso da Yoko - não, você não verá isso. Particularmente, eu não me decepcionei porque eu já sabia de onde ia parar,mas mesmo assim quando acaba você fica tipo ' Oque, já acabou? Cadê a merda do resto da história?' Mas enfim, é só se convencer e bola para a frente. Na verdade, temos uma parte que é tipo um epilogo e fala de tudo que aconteceu depois,mas se eu quisesse um resumo eu usaria o Wikipédia,né? Não é ruim, mas é claro que não é tão detalhada e nem tão pesada quanto 'Mais pesado que o Céu'  (Owwn, minha biografia preferida, Kurt ). Não fuciona para só uma maluquete pelos Beatles como eu (Embora retrate a vida de John e não do meu Beatle preferido,Paul) serve também para bons admiradores da música,porque dá para ver de uma forma mais clara como o rock veio se progetando e como ele se transformou no que vemos hoje,e é muito gratificante acompanhar também como começou esse fenômeno que mordicou uma geração. Sinceramente,eu sempre me vejo entrando nesse assunto,mas é que eu não consigo não comentar.Como é que hoje comparam Justin Bieber com os Beatles ? Me dá muita raiva,sério. Principalmente agora que eu li essa biografia,porque eles ralaram muito para chegar lá,e nem se compara a colocar um video no Youtube,que todo mundo pode fazer,até minha prima de 5 anos já sabe! Pelamordedeus. Mas mudando de assunto antes que eu dê um infarto de tanta raiva,vamos voltar a  história,que é o que realmente importa.
O livro acaba exatamente quando Lennon começa um namoro com Cinthia,que para quem não sabe,é a sua primeira mulher, e mãe de Julian,seu primeiro filho. A propósito,foi para Julian que Paul fez a musica 'Hey Jude', ele a compôs quando foi visitar o garoto após o termino do relacionamento de seus pais (Fofo não?).
Outra coisa que eu amei ver,foi como nasceu a parceria de John e Paul,e entre trancos e barrancos a formação certa da banda. Vimos também como era dificil para John lidar com sua família,já que ele foi criado pela tia,e uma mãe que o via raramente. É emocionante os trechos em que se refere ao garotinho que ficava esperando que um dia seu pai voltasse de um porto,e os conflitos internos desse garoto. 
Eu percebi uma coisa muito legal tb, que a maioria dos génios,não só musicais,tem relacionamentos difíceis com seus pais,ou não tem relacionamento nenhum.Eu não sei se isso leva a ter uma alma de artista,mas acho que quanto mais você odeia a vida e quer ser sugada para sua própria insignificância,mais inspiração você tem,espero que eu seja um grande artista um dia então. 



 Sinopse: Um romance sensível sobre a juventude de uma personalidade que marcou um período histórico e cultural com seus ideais de paz e igualdade entre os homens. Best-seller internacional, este romance revela uma época pouco conhecida da vida de Lennon - sua adolescência. Nesta narrativa, são mostrados os anos de formação e os momentos em que a música e os ideais de paz, liberdade e justiça se incorporam à personalidade do beatle símbolo de várias gerações.


0 comentários: