quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Mais Pesado que Céu (Uma Biografia de Kurt Cobain) - Charles Cross

Esse livro é essencial para qualquer fãn do Nirvanna,e por isso passou a ser essencial na minha vida.
Concerteza ' Mais Pesado que o Céu' foi uma dos livros mais diferentes que eu já li,e provavelmente uma das histórias mais complexas. Definitivamente Kurt nunca foi nenhum Deus, como alguns dos seus fãns o colocavam,na verdade,ele era tão humano como qualquer um e podemos ver seu lado fraco.
A história começa com um garotinho de lindos olhos azuis que era a atração do papai e da mamãe,tão agradável e educado,Kurt era o orgulho da família,e sempre recebeu toda a atenção.Tudo isso muda de uma hora para a outra quando seus pais começam a ter descussões na frente dele e de sua irmã mais nova,Kim,e  mais tarde isso leva a um divórcio violento que acaba levando Kurt a ser de uma garoto agradável totalmente repulsivo,daí começa a nascer duas facetas de Kurt Cobain. Depois de ter experiencias traumáticas com a vivência da sua mãe e de seus namorados,Kurt passa a morar com seu pai,e faz ele prometer nunca se casar novamente,o que não acontece e torna ele um garoto mais revoltados com a vida.Eu me identifiquei em vários pontos com ele,e definitivamente hoje não me vejo na condição de julgar ninguêm, Kurt se retorceu em vários facetas de si mesmo,seu lado bom e seu lado perverso,ele via todo sua vida como uma traição que vinha do sei pai e de sua mãe,embora seu pai fizesse de tudo para inclui-lo.Mas no fundo de tudo isso,vimos crescer cada mais vezes a repulsão que ele tem de si mesmo,e que cresce a cada dia,vimos isso no livro,como também seu lado suicida,e percebo que muitas coisas não aconteceram de uma hora para outra,mais no fundo tudo é um conjunto de motivos perplexos que fizeram ele ser o que foi. 
"Porra, Jesus Cristo Todo-Foderoso, ame a mim, a mim, a mim,podemos continuar a titulo de experiência, por favor, eu não me importo se for fora-da-multidão, eu só preciso de uma platéia, uma
gangue, uma razão para sorrir." - Kurt Cobain (Pág. 368)
O que mais surpreendeu nessa história é que Kurt era tão contrário,que ao mesmo tempo que era respeitoso com mulheres,meigo e sensivel,era um garoto revoltado e isso me deu uma ideia que ele fingiu a vida toda ser uma pessoa que não era realmente que ele era,e sim,quem ele queria ser,no fim,percebo que é exatamente isso,e que fosse como se duas pessoas totalmente diferentes vivessem em apenas um corpo. Acompanhei os seus traumas psicológicos,como ver sua mãe transando com garotos praticamente da sua idade,assim como sua fascinação por coisas totalmente estranhas,e foi assim que nasceu a alma de um artista que mudou o mundo com seu jeito único. São palavras que não saem da minha cabeça quando ele afrimava que ficaria famoso e morreria antes dos trinta,definitivamente,é como se ele sempre tivesse esperado todos os seus momentos. Mais uma coisa que achei que ficou bem esclarecida no meio de toda a sua história foi sua relação com Courtney Love,sim,acho que ela tinha interesse por seu dinheiro,mais também acho que ela o amava,porque se não no estado que ele chegou ela não ficaria ao seu lado,posso está sendo igênua,mais no meio de tudo isso vejo que no final foi Kurt que praticamente levou Love para o buraco,e não o contrário como muitos afirmam. Fiquei impressionada com o lado do livro que relatava seu abuso doentio por drogas, vimos muito bem que foi um caminho que ele escolheu,ele e mais ninguém. Às vezes, não é assustador olhar para uma criança e pensar que seu futuro é imprevisível, que é impossível saber no que ela vai se tornar? Eu tenho medo do ser humano,e seu poder de se auto destruir. Ao mesmo tempo que somos fortes,temos uma mente tão fraca. São totalmente imprevisiveis,e ao mesmo tempo que pensamos que temos controle,na verdade,não temos controle de porcaria nenhuma.
"No carro estava mamãe, papai, uma filha bebê e um garotinho de seis anos, com os mesmos olhos azuis etéreos de Frances Cobain. Não havia nada no mundo que o garoto gostasse mais do que andar de trenó com sua família e, durante o trajeto desde Aberdeen, ele implorava ao pai que dirigisse mais depressa porque não conseguia agüentar a espera. Quando o Camaro chegava a uma parada perto do cume da Fuzzy Top, o menino saia correndo, agarrava seu trenó Flexible Flyer, ocupava um ponto de partida para descer a montanha e disparava como se o seu vôo por si só pudesse de algum modo para o tempo. No pé da colina, ele acenaria com a mão enluvada para sua família e um sorriso largo e morno lhe assomaria ao rosto, os olhos azuis brilhando ao sol de inverno." (Epilogo - Final) chorei mt .




Sinopse: Heavier Than Heaven' ou Mais pesado que o Céu (em português) apresenta a vida singular de Kurt Cobain, o mítico líder do Nirvana, banda que revolucionou o estagnado mundo da música pop no início da década de 1990. Em capítulos que evoluem em ordem cronológica, Charles Cross traça a vida de Cobain desde sua infância até a conquista da fama, do sucesso e da adoração de toda uma legião de fãs. 'Heavier Than Heaven' revela os dramas familiares que instigaram a criatividade musical de Cobain, a história da geração que moldou seu caráter e sensibilidade, detalhes do vício pela heroína, os planos suicidas e seu estranho e conturbado caso de amor com Courtney Love. Analisando relatos médicos e policiais, e cartas do próprio músico, Charles Cross também revela fatos novos sobre a saúde de Cobain, sua depressão e seus últimos dias.

0 comentários: