segunda-feira, 13 de junho de 2011

Chick Lit

Um dia desses uma amiga minha me perguntou o que era Chick Lit,e assim como ela,tenho certeza que muitas pessoas tb não sabem o que significa.Eu venho lendo muito esse tipo de livro,e já postei a resenha de muitos,como praticamente todos da Meg ,O Noivo da minha melhor amiga e Sem clima para amar,que eu postei no fim da semana passada,então resolvi postar sobre para que vocês,meus leitores,saibam o que significa.

"Chick lit é um gênero ficção dentro da ficção feminina, que aborda as questões das mulheres modernas. Chick-Lits são romances leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna, independente, culta e audaciosa". O gênero vende bem, apesar de ainda estar em crescimento no Brasil, algumas editoras já dedicam selos diferenciados para esse gênero. Ele geralmente lida com as questões das mulheres modernas, humor de ânimo leve. Apesar de algumas vezes que inclui elementos românticos, a literatura feminina (incluindo chick lit) geralmente não é considerada uma subcategoria direta do gênero romance, porque, no Chick lit a relação da heroína com sua família ou amigos pode ser tão importante quanto a seus relacionamentos românticos.
"A principal característica do Chick lit é a protagonista: que é do sexo feminino. Ela está, muitas vezes, tentando vencer (profissional e romanticamente) no mundo moderno.A idade dos personagens principais não importa, podem ser garotas do ensino médio até cinquentonas, suas histórias normalmente são bem humoradas e relatam o dia-a-dia da mulher moderna, sua rotina tripla, seus problemas amorosos, de peso, no trabalho, no namoro, no casamento, no divorcio".

Autoras mais conhecidas por esse Gênero:

- Meg Cabot (A Garota Americana)
- Lauren Weisberger (O Diabo veste Prada)
- Helen Fielding (O Diário de Bridget Jones)
- Rachel Gibson (Sem clima para o amor)
- Emily Griffin (O Noiva da minha melhor amiga)

0 comentários: