domingo, 15 de maio de 2011

Onze Minutos - Paulo Coelho

Eu sempre tive curiosidade sobre esse livro,porém sempre me diziam que só tinha putaria e blábláblá,o que fez minha mãe não gostar nada disso e não me deixar ler durante algum tempo. O que eu tenha a dizer a essas pessoas que falaram isso é que elas são muito ignorantes ao assunto relativo a leitura,pois se o livro for adulto sempre vai ter sexo (alguns mais que outros como nesse caso),mas sempre tem,e outra coisa que eu queria citar aqui é que todo livro deve ser lido com maturidade,e assim como todo filme cultural expõe sexo eles tb vai ter,e depende do leitor saber lidar com isso.Não vi nada pornográfico nesse livro,na verdade,é a história em si que nescessita desses detalhes,afinal retrata uma coisa totalmente natural que uma hora ou outra vamos ter que enfrentar,e a história é uma coisa que acontece muito nos dias atuais,então não adianta ocultar uma coisa dessas,é até bom vê os problemas do nosso país para que futuramente podemos corrigi-lo,não dizem que somos o futuro? Não entendo como algumas pessoas só querem ler sobre finais felizes, as vezes é muito bom ler sobre a realidade,porque concerteza nos ajuda mais a entender a vida e a viver. Estou me lembrando do dia que estava lendo esse livro em sala de aula e uma professora me disse que era um insulto a minha capacidade uma coisa dessas. É repugnante isso de excluírem Paulo Coelho da nossa literatura,só porque seus livro não exigem tanta pesquisa quando um de Jorge Amado. Pois eu não tenho vergonha de dizer que não gosto dos livros de Jorge Amado,e que são entediantes e desinteressantes para mim. Prefiro 1000 vezes Paulo Coelho,me ache igorante quanto quiser. A prova que muitas pessoas pensam como eu é que Paulo Coelho é um dos Autores que mais vendem livros no mundo,embora esse preconceito dentro do seu próprio país faça que não seja tão reconhecido por sua própria nação.



 Sinopse: Neste livro, Paulo Coelho conta a história de uma menina brasileira que provou desde cedo o amargo da decepção amorosa e que fechou seu coração ao amor. Aliciada pela promessa de uma vida melhor, parte para a Europa em busca de uma nova vida. Torna-se prostituta, explora e esforça-se por explicar o inexplicável daquela vida. Recupera ainda a abertura para o amor ao lado de um pintor que conhece num bar e se revela um cliente especial da boîte onde trabalhava.
  
O livro também terá versão para os cinemas. "Eleven Minutes" será dirigido por Hany Abu-Assad (de Paradise Now), e as gravações começarão em junho de 2009, tendo estreia prevista para 2010. O elenco conta com os atores já confirmados: Alice Braga, Mickey Rourke e Vincent Cassel. É um livro que explora até onde o ser humano pode chegar por causa de um desejo e o quanto que se dispõe para viver todas as aventuras que a vida nos impõe.

Trechos marcantes:

"Em todas as línguas do mundo existe um mesmo ditado: o que os olhos não vêem, o coração não sente. Pois eu afirmo que não há nada de mais falso do que isso; quanto mais longe, mais perto do coração estão os sentimentos que procuramos sufocar e esquecer. Se estamos no exílio, queremos guardar cada pequena lembrança das nossas raízes, se estamos distantes da pessoa amada, cada pessoa que passa na rua nos faz lembrar dela." (pág.212) 

"O amor não está no outro, está dentro de nós mesmos; nós despertamo-lo. Mas para isso precisamos do outro. O Universo só faz sentido quando temos alguém com quem partilhar as nossas emoções." (pág.113)

"Se busco o amor verdadeiro, preciso primeiro de ficar cansada dos amores medíocres que encontrei.
A pouca experiência de vida que tenho ensinou-me que ninguém é dono de nada, tudo é uma ilusão - e isso vai dos bens materiais aos bens espirituais. Quem já perdeu alguma coisa que tinha sido como garantida (algo que já me aconteceu tantas vezes), acaba por aprender que nada lhe pertence."
(pág.32)

0 comentários: