sábado, 2 de abril de 2011

Orgulho e Preconceito - Jane Austen

Eu já tinha ouvido falar desse livro em algum lugar,acho que foi pelo meu pai,ou sei lá. Então um certo dia estava eu bisbilhotando na biblioteca da escola ,e olha o que eu achei ? Orgulho e Preconceito. Me deu mt vontade de ler porque eu adoro classicos, seja eles ingleses como o Morro dos Ventos Uivantes,ou brasiliero como Dom Casmurro (que estou tentando ler ,e inesperadamente estou gostando!) . Adorei a história,relata as problemas sociais de uma certa época, embora eu achei que não mudou mt, e tb é um romance. Quanto eu ouvi falar do título,achei que fosse mais um livro de teorias,mas depois que li a sinopse e vi que era um romance,senti curiosidade,e achei mt interessante porque foi levado realmente a sério,não sendo mais um com um titulo clichê e sem nenhum significado.
Mais um motivo para amar o livro é que é de nada mais,nada menos de que escrito por Jane Austen,que para quem nunca ouviu falar ficou na história por ter escrito grandes clássicos,como esse livro,e já que eu nunca tinha lido um livro dela,não podia perder a oportunidade.
Ouve vários filmes baseados nesse livro, e o ultimo foi lançado em 2005 e foi até indicado ao Óscar (que estou procurando desesperadamente).




Sinopse:  A obra literária de Jane Austen deu ao romance inglês o primeiro impulso para a modernidade, ao tratar do cotidiano de pessoas comuns. De aguda percepção psicológica, seu estilo destila sempre uma ironia sutil, dissimulada pela leveza da narrativa. Orgulho e Preconceito (1797) é a obra mais conhecida da autora. Jane Austen mostrou como o amor entre os protagonistas era capaz de superar barreiras de orgulho e preconceito, a diferença social entre eles e o escasso poder de decisão concedido à mulher na sociedade da época.A crí­tica veio a considerá-la a primeira romancista moderna da literatura inglesa.

0 comentários: