sábado, 19 de março de 2011

A Menina Que Não Sabia Ler

Pois bem minha gente,lá estou eu novamente folheando o catálogo da avon quando me deparo com esse livro,que poderia ser qualquer livro mais não era. Porque ? Bem,eu não sei. Me deu muita vontade de comprar e então eu comprei * -- * . Na verdade ele me lembrou mt  "A Menina que Roubava Livros ",acho que esse foi o principal motivo,porém descobri que a primeira impressão não é a que fica,porque é totalmente diferente. Só lendo vc realmente entenderia o que restou falando,não vou falar que me descepcionou ou que não gostei,porque estaria mentindo,nunca se arrepende de ler um livro,porque é um conhecimendo a mais adquirido,ou pelo menos é assim que eu penso (filosofando aqui! haha).Eu daria nota 7,se fosse até 10,mais é um livro bastante interessante e muito surpreendente mesmo,(de tanto surpreendente me deu até raiva!).



Sinopse: Neste suspense gótico o autor tenta seguir os passos de seus mestres literários, Edgar Allan Poe  e Henry James. O livro começa bem morno e vai ganhando velocidade gradualmente. Ao atingir o ponto de ebulição, porém, ele compele o leitor a seguir praticamente sem fôlego até a última página.
Embora a trama, que se passa em 1891, seja bem estruturada, criativa e, até certo ponto, inteligente, a história navega por uma temática mórbida, protagonizada por Florence, uma garota de doze anos, que, ao lado de seu irmão caçula Giles, reside em uma mansão sombria e repleta de mistérios.
Órfã de pai e mãe, ela dedica seu tempo e sua afetividade exclusivamente ao meio-irmão e aos livros. Criada por uma antiga governanta, a Senhora Grouse, e por alguns criados da moradia decadente, ela é desprezada pelo tio, a quem nunca conheceu pessoalmente. Ele se encarrega apenas de transmitir algumas regras para os serviçais e de contratar uma das preceptoras de Giles.
Desprovida de quaisquer valores morais, perspectivas para o futuro e instrumentos para o convívio social, Florence se refugia no tesouro literário que habita a Biblioteca, recanto que ela descobre um dia, casualmente. Apaixonada por esse universo desde o início, impedida de sequer aprender a ler – regra máxima prescrita pelo tio -, ela se transforma em autodidata e conquista, sozinha, esse conhecimento, o qual lhe abre as portas do mundo e da imaginação.
A partir deste momento, a garota passa a viver uma vida dupla. Diante do olhar alheio, Florence é uma menina estranha que perambula pela mansão da Nova Inglaterra, mas clandestinamente mergulha cada vez mais fundo neste refúgio secreto, apenas compartilhado com Giles. O problema é que, para defender os únicos tesouros que a vida lhe ofereceu – a esfera literária e o irmão -, ela é capaz de qualquer coisa.

0 comentários: