quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Capitães de Areia - Jorge Amado

Mais um livro que eu li para vestibular,na verdade, eu estou no primeiro ano,mas nunca é cedo demais para começar,certo? E eu definitivamente queria mt ler esse livro porque me falaram que era  mt bom. É claro que "bom" para um livro brasileiro e principalmente de Jorge Amado,vamos dizer que eu não sou sua maior fãn de seu trabalho,e para falar a verdade,minhas experiências com seus livros não foram muito boas.
Embora eu tenha ficado um pouco arrasado no final (coitada da Dora!),cobriu minhas expectativas e não me deixou frustrada em nenhum momento! Acho que quando você entra em uma história com um expectativa normal e não pensando que é aquela coisa toda,tudo se torna mais fácil,principalmente porque fica mais interessante. O livro me deixou louca para assistir o filme,que é dirigido por a filha do próprio Jorge Amado,e eu vi passar sobre ele em um programa da de TV. Gostei muito do carinha que fez o Pedro Bala (Owwn.),mas enfim... o modo de abordar e retratar os diferentes temas no livro são bem colocados,embora não seja tão fácil de entender,mas pelo autor já se explica tudo. É uma forma muito boa de se falar sobre o abandono de crianças na rua,assim como também o que realmente se passa com eles.É muito cruel  o modo que eles são caçados,e quando falo eles,me refiro aos de menor naquela época que moravam na rua. Mesmo que eles quisessem ajudar,levavam para um reformatória que é mais tipo a FEBEM (Não sei bem como se escreve isso!).
Por enquanto Capitães de Areia e Dom Casmurro são meus clássicos preferidos brasileiros,e acho que já está acabando esse preconceito idiota, embora eu ainda prefira um livro da Meg,é claro, e até de Paulo Coelho.




Sinopse: Os Capitães da Areia é um grupo de meninos de rua. O livro é dividido em três partes. Antes delas, no entanto, via uma sequência de reportagens e depoimentos, explicando que os Capitães da Areia é um grupo de menores abandonados e marginalizados, que aterrorizam Salvador. Os únicos que se relacionam com eles são Padre José Pedro e uma mãe-de-santo, Don'Aninha. O Reformatório é um antro de crueldades, e a polícia os caçam como adultos antes de se tornarem um.

0 comentários: