segunda-feira, 22 de agosto de 2011

A Hora da Estrela - Clarice Linspector

Eu deixo muito bem claro para todos que eu não sou a maior fãn de literatura brasileira,e que provavelmente ela é uma das minhas maiores frustrações,porém, ultimamente eu andei meio obcecada (Ok, completamente) por Clarice Linspector e Caio Fernando Abreu,e suas perspectivas biografias,assim como seus textos. Eles retratam muito bem o que sentem,e através desses textos que eu li que me deu muita curiosidade de ler umas de suas obras e comecei a ler A Hora da Estrela,que além de ser uma das suas ultimas obras retratam muito bem os momentos que ela viveu na escrita do livro,como o câncer. Isso é tão real, ouve momentos que eu realmente sentia que a autora não falava nem tanto dos personagens mais de si mesmo através de metáforas,assim como foi muito interessante o modo que ela narrava,usando um autor ficticil para retratar a junção de suas criatividades,e seu processo recreativo. Já falando dos personagens, teve momentos que eu realmente achei a Macabéa meio boba,mas é claro que isso tinha haver com o contexto da história,então não foi algo tão idiota para um livro que retrata a migração de uma nordestia para uma cidade grande,o que me lembra vidas secas em épocas diferentes,mas não vamos entrar mas profundamente nesse assunto agora,e a parte que eu achei mais interessante neste livro é depois de sair da cartomante e seu atropelamente,porque você percebe que pela primeira ves ela toma conciência de sua vida,logo ao pé da morte. O Olimpico é um idiota,o personagem que eu mais odiei,e ponto,não quero mais falar sobre ele porque me disperta raiva (aaaf, e na hora do café?).O  que eu realmente quero passar com essa resenha é que na realidade a história não foi uma das mais interessantes que eu li,porém, eu li já sabendo o que a autora se passava e por isso se tornou tão interessante, e eu sinceramente hoje não me acho mais no direito de julgar a literatura brasileira como antes,e o que se passa no nosso país é que não é aberto mais espaço para os autores atuais, e as editoras acham muito melhor importar do que exportar, e só ela que perde com isso,porque concerteza,atualmente há vários talentos por aqui.
Trecho que eu ameei ():
Domingo ela acordava mais cedo para ficar mais tempo sem fazer nada. O pior momento de sua vida era nesse dia ao fim de tarde: caía em meditação inquieta, o vazio do seco domingo. Suspirava. Tinha saudade de quando era pequena — farofa seca — e pensava que fora feliz. Na verdade por pior a infância é sempre encantada, que susto. Nunca se queixava de nada, sabia que as coisas são assim mesmo."


Sinopse: A nordestina Macabea é uma mulher miserável que mal tem consciência de sua existência e que, depois da morte de sua tia, viaja para o Rio. Um romance sobre o desamparo a que, apesar do consolo da linguagem, todos estamos entregues.

0 comentários: