sexta-feira, 10 de junho de 2011

Lolita - Vladimir Nabokov

Esse livro é mais um clássico,mas é russo,e muito diferente dos livros que eu posto aqui de adolescentes e tal,porque na verdade é um conto adulto que aborta temas que na minhas respectiva opnião é muito interessante, que é garotas menores de idade que tem caso com homens casados #haha, e embora o livro seja bastante antigo provém dizer que isso ainda acontece muito,e vou avisar que hj isso é pedofilia! Mais voltando ao livro,é contado baseado nas experiências de um homem,que sempre se sentio atraído por garotinhas, e foi esse mesmo livro que trouxe os termos Lolita e Ninfeta para o nosso vocabulário (para quem não sabe lolita e ninfeta significa meninas menores de idade ou pubescentes sexualmente atraentes ou precoces.) Eu vi a Titi comentar sobre esse livro no acesso e fiquei curiosa,então fui logo pesquisar e eis que em dois dias já tinha concluído.Meu novo desafio é as Crônicas de Nárnia,que eu peguei o volúme unico na bibliotéca da minha escola e pretendo ler nessas férias de São João,pra vc como minha vida é agitada,asuahsu.




Sinopse: O romance é narrado em primeira pessoa pelo protagonista, o professor de poesia francesa Humbert Humbert, que se apaixona por Dolores Haze, sua enteada de doze anos e a quem apelida de Lolita. O professor, que já conta com uma certa idade, desde o início se define como um pervertido e aponta como causa um romance traumático em sua juventude. Mas em função do início chocante, sem dúvida o livro ficou famoso como um dos romances mais polêmicos já publicados, tanto que antes de chegar ao público, foi rejeitado por diversas editoras.A obra conta com diversas qualidades literárias e uma estrutura curiosa, que pode ser interpretada como uma mistura de diversos estilos cinematográficos: do início psico-erótico típico de um filme europeu, a história passa para um drama de periferia quando o professor vai morar em New Hampshire. Depois a ação lembra um road movie, com uma longa viagem de carro; passa para um romance de mistério, com o enigma de um perseguidor oculto; e no final se torna um drama policial, ao estilo de um filme noir.

0 comentários: