sábado, 11 de junho de 2011

Especial Shakespeare



















 

Eu andei pensando e percebi que nunca postei algumas das peças que eu li de Shakespeare,o que eu achei meio a desejar,sendo que eu já li muitas das suas obras.
Acho que todos começam com Romeu&Julieta,ou pelo menos foi o meu caso,eu fiz uma peça na escola sobre esse livro,e digamos que eu não tenha nenhum dom artistico para ser atriz,mas quebro o galho como narradora.Mas então me despertou interesse por seus outros trabalhos,e ai eu li Hamlet,Otelo e Macbeth,mas o meu preferido foi o ultimo que eu li no fim do ano passado 'Sonhos de uma noite de verão',e até o fim dessa postagem falarei mais sobre cada um deles,com a minha opnião.Vamos começar com Hamlet,que é a maior,e provavelmente a mais complicada de se entender,e o engraçado é que enquanto vc lê essas peças,vc percebe a influência que elas trouxeram sobre as histórias de hj,e eu mesmo me lembrei de vários filmes que eu assistir e não sabia mas percebi que foram baseadas em Hamlet,assim como nos seus demais livros e peças.Acho que a moral de Hamlet é que a vingança não vale a pena,e para mim entender essa peça tive que ler cada capítulo duas vezes e até hj me encontro voando em alguns aspectus,esse é mais uma pessa trágica de Shakespeare e tb foi ela que originol aquela famosa frase " O resto é silêncio", que provavelmente vc's já devem ter ouvido falar,e é encenado logo no fim. Já Otelo é mais uma peça drama de Shakespeare,mas que gira em torno do ciúme e inveja,eu particularmente fiquei com muito ódio de Otelo de preferio confiar em alguém que nem conhecia direito por sua mulher que o amava tanto,mas no fim foi menos complicado do que Hamlet,embora tenha me despertado mais ódio.
Macbeth fala sobre a ambição humana que sempre quer mais,mesmo já tendo muito,o que não é diferente da realidade,e é muito bem retratada nessa peça,que tb mostra que quem sempre quer mais tudo perde,e a personagem que provavelmente dá mais nos nervos de todos que lêem essa peça é a mulher de Macbeth, Lady Macbeth. E vamos ao clássico Romeu e Julieta,quem nunca ouviu falar né? É a mais conhecida de Shakespeare, e embora ache que tb é a mais idiota.Tudo bem que é um classico e bonito de ver,mas acho que aquele Romeu é muito idiota em algumas atitudes,(Não o Leonardo DiCaprio ashas), primeiro ele mata o primo de Julieta,e mesmo que ele esteja apaixonado e tal,as vezes vale a pena parar e pensar com a cabeça,e mandar o coração se danar,mas convenhamos que é apenas uma peça.
Agora sim vamos falar da comédia (para aquela época né?) que é Sonhos de Uma noite de Verão.É a mais divertida ,e tb a única de Shakespeare até agora que eu li e é uma ficção com elfos,e retrata um quarteto amoroso que para enterter um rei e uma rainha muito dos safados (há!),resolve mexer com os sentimentos dos 4,os deixando totalmente perdidos. Mas enfim,vale a pena ler todos as peças de Shakespeare,tanto as que estou postando quanto tantas as outros.

xoxo;*

2 comentários:

Jessica Zuza ❥ disse...

Shakespeare é o melhor dramaturgo que existe, meu escritor preferido, ele consegue transmitir o sentimento como ninguem, intensidade nas palavras, nos amores avassaladores, nos fins tragicos. Amo ele *-*

Layla Saluanne disse...

tb acho,foi através dele que temos os autores de hj em dia,não dá para negar,o cara foi um dos primeiros inovadores daquela época!